top of page

OCUPA UFAC
ACRE >

     Nesta semana em que comemoramos o dia nacional do estudante, a UNE convoca a estudantada Brasil a fora, para ocupar as principais instituições educacionais brasileiras.

     

     O avanço das políticas educacionais é fruto de muita mobilização, que sacodem o País de norte a sul: os Royalties do Pré Sal Para educação, 50% do fundo social, 10% do PIB para educação, A luta pelo plano nacional de educação e por ultimo, a aprovação do estatuto da juventude, são bandeiras que marcam a história do movimento estudantil, encapada pela UNE.   
 

     No Acre, não deixamos passar despercebido todo esse levante dos estudantes, por uma educação afirmativa e de qualidade.     

     

     O DCE da UFAC- Universidade Federal do Acre, deu seu recado e mobilizou a comunidade acadêmica, em dois campus: Rio Branco e Cruzeiro do Sul.      

     

     Na quinta feira, os estudantes do Campus UFAC-Floresta em Cruzeiro do Sul, fizeram um grande ato, que paralisou as aulas durante um dia todo. A moçada foi chamada a sair das salas de aulas e ocupar os corredores da universidade.      

     

     Com cartazes e palavras de ordem, os acadêmicos ocupavam todos os espaços, como forma de chamar atenção da Reitoria, a cerca dos diversos problemas que atrapalham a qualidade da educação superior no estado. Explica Maycon Silva, Vice Presidente do DCE, que ao término do ato e junto de outros líderes, protocolaram uma ação no Ministério Público, contra a UFAC.     

     

     Em Rio Branco , a mobilização foi na entrada do Campus, onde a principal entrada da instituição, foi bloqueada e nem mesmo os funcionários, puderam entrar para o trabalho. A UFAC precisa melhorar sua postura, no tratamento com a comunidade acadêmica, muitos cursos com dificuldades de pesquisa, pela falta de laboratório e principalmente professores, explica a presidente do DCE, Aline Guedes, que no final, pontua algumas das muitas reivindicações do movimento:

• 01 Melhoria no RU e lanchonetes da instituição.

 

• 02 Serviços de xérox precário

 

• 03 Ampliação da oferta de transporte coletivo que dão acesso a UFAC, Tanto em Cruzeiro do Sul, quanto em Rio Branco.

 

• 04 Democratização e desburocratização na assistência estudantil

 

• 05 Falta de Laborátório de pesquisas, nas mais diversas áreas do conhecimento

 

• 06 Falta de Professores, em mais da metade dos cursos

 

• 07 expansão da UFAC para outras regiões do estado

 

• 08 Contratação imediata de professores de libras, pois alunos especiais estão sem acompanhamento e sem apoio da instituição.


     Enfim, tantas outras políticas, que são de fundamental importância na construção da UFAC que queremos.

Panthio, diretor da UNE / Acre

bottom of page